terça-feira, 13 de março de 2012

Tipos de Cocktail

Tipos de Cocktail

Como boa parte dos coquetéis são variações de uma mesma matriz, acabam estabelecendo-se uma espécie de linhagem onde as descendentes, se nem sempre levam o sobrenome do original, certamente podem comprovar sua paternidade por um bom exame de DNA, Exageros à parte, Farão parte de certo grupo aqueles coquetéis que já sejam parentes entre si (principalmente), mas também outros que possam ser identificados a este grupo por características de similaridade, tais como modo de preparo, composição de ingredientes, temperatura, serviço de copos, etc.
            Neste glossário juntamos dados colhidos em diversas fontes bibliográficas, onde optamos por descartar algumas formas de classificação. Entretanto ressaltamos que não as desqualificamos como também não pretendemos ser definitivos sobre o assunto.


Batida: Típico coquetel brasileiro, normalmente feito com cachaça ou com outro destilado, bastante doce e cremoso, com sucos de diversas frutas.

Buck: Refrescante. Composição de destilados, sucos cítricos (originalmente) e bebida gasosas. Copo alto. Com gelo.

Caipira: Com limão galego ou Taiti, cortado em rodelas ou em cubos, coada ou batida, quem não conhece uma formula infalível para a Caipirinha? Tradicionalmente a base de cachaça, mais que vem perdendo terreno para a vodka, Também pode ser feita com diversas outras bebidas. Com as mais variadas frutas.

Cobbler: Coquetel servido num copo alto, collins ou Highball, preparado com gelo moído, vinho ou aguardente, com guarnição de frutas frescas.

Collins: Coquetel também servido em copo alto. Com gelo, destilado, açúcar, sucos cítricos e clube soda.

Cooler: Coquetel refrescante servido em copo collins ou highball, consistindo basicamente de uma bebida carbonatada, espumante ou gasosa, com blub soda e champagne, com vinho ou destilado e guarnição de pedaços de frutas frescas ou com a própria casca destas frutas.

Cup: Coquetéis parecidos com ponches, porém preparados em porções individuais. Composição de vinho branco e espumante, xarope e framboesa, licor, frutas picadas, sucos e gelo.

Daisy: Feitos à base de destilado, proporcionalmente em maior quantidade, e acrescidos de ingredientes doces, com ginger ale. Servidos sobre gelo moído em copo long Tumbler.

Egg-Nog: Coquetéis nutritivos, quentes ou frios, feitos com ovos crus , açúcar, vinho fortificado, destilado e leite. Servidos quentes ou frios em canecas coffee mug.

Fix: Sempre com muito gelo e à base de destilados, sucos e açúcar. Servidos em copos médios do tipo tumbler.

Fizz: Drinques com suco de frutas cítricas, açúcar, destilados (tradicionalmente Gil) e completados com bebida gasosa, daí a origem do termo FIZZ devido ao som produzido pela garrafa sifão ao adicionar a bebida gasosa, em geral água.

Flip: Mistura Cremosa de vinho fortificado ou destilado, com gema de ovo, açúcar e noz-moscada. A origem do nome se deve ao instrumento utilizado na época colonial americana para se misturar os ingredientes, chamados Red-Rot Flip Iron. Atualmente são servidos gelados.

Grog: Grogue. Bebida quente com base de rum, mas com inúmeras variações composição de água, limão, açúcar e especiarias.

Julep: Normalmente à base de Bourbon ou de outro destilado, açúcar, água, gelo picado e ramos de hortelã. Copo alto previamente gelado.

Ponch: Ponche. Bebida que pode ser preparada quente ou fria misturando-se vinho, espumante, destilado, sucos e pedaços de frutas. Feito em grandes quantidades

Pousse: Drinque preparado em camadas, de acordo com a densidade dos ingredientes onde são utilizados diversos licores, xaropes, destilados e gema de ovo.

Rickey: Copo médio ou small highball, com gim ou outro destilado, suco de limão e club soda. Geralmente seco, mas podendo ser adoçado também. Criado por certo coronel Rickey.

Sangaree: Sangria. Base de bebida fermentada com açúcar e noz-moscada. Gelado e servido no copo tipo baloon.

Shooter: Drinque montado servido diretamente no copo do tipo shot para ser bebido em um só gole. Pode estar em camadas ou não.

Shrub: Feito com infusão de frutas ou cascas de frutas em uma bebida destiladas, açúcar, xaropes ou extratos de frutas. Podem ser servidos quentes ou frios puros ou diluídos.

Sling: Tradicionalmente feito com gim, club soda, açúcar, suco de limão, licor de cereja. Copo alto com gelo.

Smash: O mesmo que o julep, só que servido em copo baixo do tipo old fashioned.

Sour: Um short drink feito com suco cítrico ou sweet sour, açúcar e bebida destilada, originalmente whisky, servido em um copo com a borda crustrada de açúcar.

Nenhum comentário: