sábado, 10 de março de 2012

Tipos de Bares - Parte I

BARMAN OU BARTENDER

A profissão de barman é de suma importância dentro do ramo de hotelaria e similares, seja em hotéis, seja em restaurantes de médio ou grande porte, bares, pubs, etc, pois é dele a responsabilidade pelo sucesso ou insucesso do bar.
O bar e a venda de bebidas alcoólicas são fatores que podem contribuir muito para aumentar a lucratividade da empresa, visto que as bebidas alcoólicas de dose e os cocktails dão grande margem de lucro.
O barman tem em sua profissão a possibilidade de se relacionar com os mais diversos tipos de clientes, além de poder usufruir boa rentabilidade financeira.




TIPOS DE BAR


São muitas versões a respeito dos primeiros estabelecimentos que teriam, já na antigüidade, as características dos bares da atualidade.
Na verdade, não é preciso enumerar uma vasta lista de qualidades e credenciais para que um local seja denominado Bar.Basta que haja boa bebida – vai do gosto do freguês – boa gente e bom papo. O segredo do bar está na simplicidade, e de tão simples e até mesmo óbvio, não há um ponto de origem onde se possa dizer “Aqui existiu o primeiro bar da Terra”. A pedra fundamental dos bares está no espírito alegre e no singelo prazer de beber, petiscar e estar entre amigos, tais anseios se perdem na história da humanidade.
A seguir, uma breve descrição daqueles tipos de bares que mais influenciaram os da atualidade.



TABERNA

Típico bar europeu: refeições, alojamento, estábulos e cocheiras.


WAGON


Típico americano: bar ambulante que vendia alimentos, armas e bebidas.






AMERICAN BAR


Trata-se de um bar clássico, tipicamente americano, onde a atuação de barman é a principal atração. Consta de um longo balcão e de grandes prateleiras de exposição e guarda de bebidas. Além de banquetas, pode ter também mesas e poltronas para acomodação dos clientes.
A montagem do salão é sempre voltada para o bar, dando a impressão de se estar num teatro, onde o ator principal é o barman.
A principal característica do american bar é o fato de o cliente poder sentar-se junto ao balcão e apreciar a arte do barman no preparo dos drinks e cocktails e, com ele, poder dialogar sobre assuntos variados.
No american bar, que se localiza principalmente nos hotéis e restaurantes de primeira categoria, servem-se, além dos cocktails, bebidas nacionais e estrangeiras, salgadinhos, canapés e lanches.

PIANO BAR


Trata-se de um bar clássico, requintado e luxuoso, geralmente localizado em hotéis de primeira categoria, onde a principal atração é a música de piano e o pianista. Por vezes os clientes pedem diretamente ao pianista que toque determinadas músicas, que devem ser prontamente executadas. Os serviços de bar são os mesmos do american bar.


SNACK BAR


Bar comum, situado geralmente em grandes hotéis, lojas de departamentos e outros locais de grande movimentação de público. Além das bebidas, serve também refeições rápidas e outros produtos de preparação simples e rápida.

WINE BAR

Bar especializado em vinhos, que serve também queijos, lanches e pratos rápidos. Além dos vinhos em garrafas, serve também os vinhos em taça, onde as garrafas abertas são acondicionadas em uma maquina denominada wine machine, que tem um sistema que permite tirar o vinho aos poucos da garrafa aberta e conservar o restante por vários dias. Essa máquina comporta até uma dúzia de garrafas, permitindo ao cliente maior escolha.

SINGLES BAR

Trata-se de um bar para solteiros e solteiras, onde o principal objetivo é a paquera ou conseguir companhia. Os produtos servidos podem ser os mais variados.

BOITE

Casa especializada em shows. Música ao vivo, dança e paquera. São oferecidos aos clientes produtos diversos.





EXECUTIVE BAR

Bar para executivos que se reúnem para tratar de negócios. Bebidas diversas, salgadinhos, canapés e lanches são os produtos mais servidos.

BAR PRIVÉ

São bares fechados, onde é necessário se associar para poder freqüentar. São oferecidos diversos alimentos e bebidas aos associados.

Nenhum comentário: